segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Um Natal reciclado


Este foi um ano promissor para Osvaldo e sua esposa Amélia. Foram convidados a fazer parte de uma cooperativa de coleta seletiva de lixo. Aprenderam muito sobre a importância da reciclagem do lixo para o planeta e de como incorporar tudo isso a sua própria economia. Passaram a usar muitas coisas feitas de material reciclado e até mesmo a comercializar alguns utensílios. Era só soltar a imaginação e surgiam vasos, blocos de papel reciclado, diversos tipos de brinquedos. Com isso a renda familiar passou a ter um aumento significativo.
Finalmente terão uma farta ceia de Natal. Imaginem que haverá até peru e tênder! A árvore de Natal ficou linda, toda ela também feita com material reciclado! Os pais apenas lamentam não ter conseguido comprar a bicicleta para Marquinhos. Dar-lhe-iam outro presente.
A noite do dia 24 enfim chega e o casal passa a receber os convidados: vêm alguns parentes e amigos da cooperativa. Amélia está usando um belo vestido vermelho e Osvaldo e Marquinhos camisas e calças sociais. O menino tem a honra de acender a iluminação da bela árvore acionando uma chave. Todos aplaudem.
Quase à hora da ceia batem à porta. Osvaldo vai ver quem é: trata-se de um mendigo em busca de alguma comida e de um lugar para se esconder da típica chuva das noites de verão. O homem resolve convidá-lo a entrar. Trata-se de um senhor já de barba e cabelos brancos trajando uma roupa simples, porém limpa. Ele, então se une aos demais. Antes da ceia fazem um momento de silêncio acompanhado por orações seguidas de votos de um Feliz Natal. Todos degustam a ceia. A mesa é farta e há também frutas, figos da Índia e pêssego em caldas servido com pratos salgados.  
Depois fazem a revelação do amigo secreto onde se trocam presentes. Todos riem e se divertem bastante com a brincadeira. Com o passar do tempo as pessoas se despedem cumprimentando o casal. Apenas o mendigo se foi misteriosamente.
Ao amanhecer do dia, bem cedinho para um caminhão em frente à casa da família. Batem à porta e trazem uma encomenda. Uma caixa acompanhada por um cartão da cooperativa: trata-se da tão sonhada bicicleta de Marquinhos! O menino e os pais ficaram muitíssimo felizes. Haviam ganho o prêmio de melhores cooperados do ano!
Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário