sábado, 20 de outubro de 2012

Teoria das cores

Cor é a maneira como o cérebro interpreta a radiação luminosa dentro da faixa visível da luz que se compreende entre 380 e 750 nanômetros (medida de comprimento de onda) e suas respectivas frequências. Assim a cor não é um fenômeno físico, e sim subjetivo, que varia para cada espécie animal e mesmo entre pessoas diferentes.

Temos no olho células especiais para essa percepção: os cones e os bastonetes que se localizam na retina. Os primeiros são responsáveis pela diferenciação das cores em si, ao passo que, os segundos captam a luminosidade. Nós humanos possuímos visão tricromática (teoria de Young-Helmholtz), tendo três tipos de células cones, enquanto a maior parte dos mamíferos tem apenas dois tipos. Temos cones responsáveis pela percepção das cores na faixa do vermelho (vermelho e laranja) e do verde (verde e amarelo) em número de 94%, enquanto os do azul (azul e violeta) somam apenas 6%, sendo uma característica evolutiva dos primatas. Há pessoas que apresentam alguma deficiência na distribuição dos cones, não conseguindo diferenciar muito bem as cores. Esse problema constitui o daltonismo.
 
Breve história da teoria das cores

Ao longo da História houve várias teorias sobre as cores. A mais antiga delas foi elaborada pelo filósofo grego Aristóteles na qual ele concluiu que as cores eram propriedade natural dos objetos assim como peso e material dos quais os mesmos eram feitos.
Durante a Idade Média ela foi abordada a partir de parâmetros socioculturais e psicológicos. Na época do Renascimento ela foi amplamente estudada pelos artistas.
Leonardo da Vinci escreveu o seu Tratado da pintura e da paisagem no qual se opôs a Aristóteles afirmando que as cores seriam propriedades da luz e não dos objetos e padronizou as consagradas cores primárias das artes plásticas que veremos posteriormente.
Em 1676 o físico inglês Isaac Newton decompôs a luz nas cores do espectro solar (vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta) valendo-se de um prisma de três faces e tornou a reuni-las, fazendo-as passar por uma lente. Criou também um disco dividido em sete cores e reproduziu a luz branca fazendo-o girar rapidamente. Devemos salientar que o espectro luminoso é um contínuo de cores com incontáveis intermediários. Newton tentou, na verdade, associá-las às notas musicais. No início do século XIX, o também físico inglês Thomas Young (1773 - 1829) propôs a teoria tricromática, sendo desenvolvida posteriormente pelo cientista alemão Hermann von Helmholtz (1821-1894).

Cor-luz e cor-pigmento

Temos dois conceitos básicos de cor: cor-luz e cor-pigmento. Chamamos de cor-luz aquela que percebemos diretamente de uma fonte de luz, como a luz do sol e das estrelas, de lâmpadas e de monitores de televisão ou computador. É utilizado no cinema na fotografia, na eletrônica e na informática. Uma vez que percebemo-la mediante a emissão de fótons, chamamos a essa cor de aditiva. Devemos notar que o branco é resultante da fusão de todas as cores ao passo que o preto é a ausência de luz.
Cor-pigmento é aquela obtida a partir da luz que incide sobre os objetos que absorve parte da mesma e reflete justamente aquela cuja frequência ele não consegue absorver. Chamamos a este modelo de subtrativo ou refletivo. É usado nas artes plásticas, principalmente na pintura, nas artes gráficas, como nas impressoras off-set e dos computadores.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Entendemos como cores primárias aquelas que não podem ser originadas a partir de outras cores e ao se misturarem entre elas formam as secundárias. Usaremos como modelo de cores aditivas (luz) o padrão RGB e o padrão CMY para as cores subtrativas (pigmento), embora o RYB (vermelho, amarelo e azul) seja padrão nas artes plásticas.
As cores primárias da luz são vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) que ao se combinarem formam as secundárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow):
Vermelho + verde = amarelo
Vermelho + azul = magenta
Verde + azul = ciano

As cores primárias da luz serão as secundárias do pigmento e vice-versa. Logo as cores primárias do pigmento são ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow) que originam as secundárias vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) ao se combinarem:
Ciano + magenta = azul
Ciano + amarelo = verde
Magenta + amarelo = vermelho

A mistura das cores primárias da luz resulta no branco e das primárias do pigmento, no preto.

As cores terciárias são resultantes da combinação de uma cor primária com uma secundária. Para estas as combinações são sempre as mesmas não importando tratar-se de cores aditivas ou subtrativas. Observa-se que a cor complementar de uma cor terciária será sempre outra terciária. Resultam em seis novas cores:
Vermelho + amarelo = laranja
Verde + amarelo = oliva
Verde + ciano = turquesa
Azul + ciano = celeste
Azul + magenta = violeta
Vermelho + magenta = cor-de-rosa


Cores complementares

Cores opostas ou complementares são aquelas que ao reuni-las obtemos novamente a luz branca da qual a mesma foi separada. Para tentarmos compreender de modo mais prático esses fenômenos das cores, vamos imaginar o seguinte:
Temos uma maçã vermelha. Ela é dessa cor porque ao receber a luz branca, absorve a frequência equivalente ao ciano e reflete a radiação que ela não consegue absorver: o vermelho. Portanto:
Branco – ciano = vermelho
Vermelho + ciano = branco (vermelho e ciano são cores opostas entre si e complementares ao branco)
Temos como principais cores complementares: vermelho e ciano, verde e magenta, azul e amarelo. Observe as demais no mapa de cores.
As cores podem, ainda, nos sugerir sensações de frio ou calor conforme seu aspecto, sendo assim, classificadas como quentes ou frias.

Sistema RGB

É um sistema de cor aditivo (cor-luz) composto por vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), baseado na teoria da visão tricromática de Young e Helmholtz.  É utilizado em equipamentos eletrônicos, no cinema, fotografia, TV e informática, sendo considerado como padrão para as páginas da internet.
Sua representação só foi possível nos meios eletrônicos a partir do desenvolvimento dos tubos de raios catódicos (o conhecido tubo dos televisores) pelos quais foram desenvolvidos os visores coloridos. Neste temos três projetores com as cores primárias da luz (que constituem a peça chamada croma) que originam a imagem no monitor. Hoje o tubo está sendo substituído por displays de plasma ou LCD.
Na informática geralmente é utilizado o valor de 1 byte (8 bits) para cada canal de cor sendo possível totalizar 256³ = 16.777.216 cores. Temos sua representação numérica no sistema decimal (que é apresentado no mapa de cores) e no sistema hexadecimal (base 16), também muito utilizado nos programas de edição de imagem.
Além do RGB há outros sistemas aditivos como, por exemplo, o HSB, HLS e Lab.

Sistema CMY ou CMYK

É o sistema de cores subtrativas oposto ao RGB. A letra K representa o acréscimo do preto: blacK ou Key uma vez que o mesmo é considerado uma cor chave na indústria gráfica. O preto obtido através da mistura das três cores primárias não é puro, comprometendo a qualidade da impressão, além do fator econômico, visto que, a tinta preta é a mais barata do mercado. Esse sistema de impressão é chamado de quadricromático.
O sistema CMYK não consegue reproduzir toda a gama de cores do RGB, que é significativamente maior, logo a imagem impressa nunca é igual a que se vê num monitor.

Sistema RYB

RYB é o sistema criado por Leonardo da Vinci em sua teoria das cores. Tem como cores primárias o vermelho (Red), o amarelo (Yellow) e o azul (Blue); e como secundárias o laranja, o verde e o violeta. Naquela época não havia os mesmos conhecimentos científicos sobre as cores que temos agora. Com isso esse sistema fez escola dentro das artes plásticas embora cientificamente inexato. Os pigmentos magenta e ciano não são encontrados com facilidade na natureza sendo substituídos respectivamente por vermelho e azul. Hoje são produzidos sinteticamente pelas indústrias de tinta. De qualquer forma esse padrão foi tão consagrado que dentro das artes gráficas as cores ciano, magenta e amarelo, às vezes, são chamadas de “azul processado”, “vermelho processado” e “amarelo processado”.
Temos as combinações:
Vermelho + amarelo = laranja
Vermelho + azul = violeta
Amarelo + azul = verde

Existem, ainda, outros padrões de cores subtrativas como, por exemplo, o Pantone.

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